Estendendo o HTML com as directives do Angular

Postado por em   ●   5 comentários

O HTML foi criado para ser uma linguagem de marcação onde poderíamos fornecer ao navegador um contexto em relação ao conteúdo apresentado numa página fazendo com que, assim, tudo fosse renderizado da melhor maneira.

Essa visão declarativa da programação inspirou os desenvolvedores do AngularJS que decidiram aplicar a filosofia do “o que é bom pode ficar ainda melhor”, estendendo o HTML para algo a mais.

Assim surgiram as diretivas, uma extensão do HTML que faz marcações que permitem ao Angular alterar a página dinamicamente de uma maneira declarativa.

Neste video você vai entender melhor sobre esse assunto e ainda aprender a fazer a sua própria diretiva.

Baixe o código-fonte do projeto dessa videoaula.

Lista VIP de Front-end

Professor front-end da AlgaWorks. Trabalhando na área de desde 1998, acompanhou a evolução do desenvolvimento web desde o início do HTML 4, onde o CSS e o JavaScript eram lendas.

5 comentários sobre “Estendendo o HTML com as directives do Angular

  1. Guerino Rodella -

    Bem legal a video-aula, parabéns!
    Entendo que você mostrou todas as opções por fins didáticos, mas fiquei me indagando porque remover do template HTML o element div e a classe dele e colocar ele no atributo link. Traz algum benefício essa prática?

  2. Rodrigo Waltenberg Autor do post-

    Ótima pergunta, Guerino.

    Neste caso específico da aula, eu fiz por motivos didáticos mesmo. Mas eu consigo pensar em duas situações pra fazer algo assim:

    A primeira é se eu não tenho o controle do CSS (posso estar usando uma biblioteca ou um componente CSS) e ele me obriga que o filho direto de .lista-filmes seja um elemento com a class .filme pra funcionar (Ex: .lista-filmes > .filme { … }).

    A outra situação é alguém que não goste de deixar um elemento dentro do outro sem utilidade. Nesse caso, como o elemento pode fazer o papel de container, ele tira a div.

  3. Daniel -

    Muito bom este post.

    As diretivas agilizam o desenvolvimento e padronizam nosso código.

    Valeu.

  4. Marcelo -

    Muito bom Rodrigão… Suas dicas e sua didática é muito show também… Seria legal um curso de Angular2.

  5. Rodrigo Waltenberg Autor do post-

    Obrigado Daniel e Marcelo. Fiquem de olho que em breve tem novidade por aqui :)

Deixe um comentário