AngularJS

AngularJS: O que é e porquê utilizar

A web tem evoluído exponencialmente na última década. Passamos de brutamontes que utilizavam centenas de linhas de código e diversos page loads para fazer um bom formulário em etapas a seres iluminados que podem obter o mesmo efeito com apenas alguns comandos e sem recarregar a página uma vez sequer.

Em meio a toda essa revolução está o queridinho dos desenvolvedores web da atualidade: o AngularJS ou, Angular para os íntimos. Descrito por seus criadores como um framework JavaScript supereróico, ele trouxe um novo conceito de desenvolvimento front-end e deu início a nova era dos web apps.

Mas o que é AngularJS? É produtivo? É difícil aprender?

Continue lendo esse artigo, porque essas e outras perguntas serão respondidas agora.

O que é AngularJS?

A premissa do Angular é ser um Framework MV* (Model – View – Qualquer Coisa) para desenvolvimento do front-end de aplicações web, ou seja, que rodam dentro do navegador do cliente.

Sua filosofia parte de que uma programação declarativa é muito mais importante que uma programação imperativa quando se trata de desenvolvimento web. Ele atinge isso estendendo o HTML e fazendo uma linguagem para o desenvolvimento de interfaces web dinâmicas.

By Google with ♥

Muitos frameworks são desenvolvidos por pessoas talentosas apaixonadas pelo que fazem, o que nos dá sistemas maravilhosos e muito gostosos de usar. Agora, como deve ser um framework feito por um time inteiro de pessoas talentosas, apaixonadas pelo que fazem e que ainda recebem uma quantia considerável de dinheiro para evoluir o projeto?

O Angular foi desenvolvido por um analista do Google e adotado e incubado pela Gigante de Mountain View. Eles mesmos já o estão usando em mais de 1600 projetos internos.

Comunidade Sólida

As métricas do Angular são impressionantes e refletem a imensa aceitação dele pela comunidade.

O Repositório do Angular no GitHub tem 49 mil estrelas e mais de mil contribuintes, além de mais que 150 mil repositórios com scripts que utilizam a tecnologia.

No Stack Overflow, a maior comunidade de perguntas e respostas do mundo, temos quase 180 mil perguntas. Caso o interesse seja em vídeos sobre o assunto, o YouTube nos dá uma marca impressionante de 470 mil vídeos.

O interesse da comunidade tem subido exponencialmente nos últimos anos, como mostra este gráfico de pesquisas do Google:

AngularJS no Google Trends

Produtividade

O desenvolvimento nessa era das startups deixou de ser um projeto estático de escopo fechado e passou a uma metodologia dinâmica, que sempre se renova. Esse tipo de aproximação demanda uma velocidade muito grande no desenvolvimento.

Como foi concebido nessa era, o Angular segue muito bem o mantra da produtividade. Por ser orientado a componentes, é muito rápido e fácil programar com ele.

Praticamente qualquer coisa que se precisa já tem pronta por aí nos milhares de repositórios do GitHub. Existe inclusive um site que reúne mais de 2000 módulos open-source para facilitar a busca: o ngModules.

Como explicado no início, o sistema de template do Angular estende o HTML deixando a programação de interfaces muito mais fácil. Veja o que se pode fazer sem nem uma linha de JavaScript:

See the Pen Exemplo Básico de AngularJS by AlgaWorks (@algaworks) on CodePen.light

O Aprendizado

O Angular está sendo conhecido pela internet também pela sua curva de aprendizado. Em poucos minutos você aprende seus conceitos e já está desenvolvendo seu primeiro app.

Ao ir se aprofundando mais e mais, passa por novos paradigmas e isso pode ser um pouco frustrante… mas se você perseverar, logo descobre as vantagens que esse framework tem para oferecer em seus projetos.

Conclusão

Bom, existe muito mais sobre o Angular do que alguns parágrafos conseguem contemplar.

Por isso, convido você para se inscrever na Lista VIP de Front-end da AlgaWorks. Sempre que tivermos alguma novidade sobre AngularJS e front-end, vamos te avisar por e-mail. Legal, né?

Deixe um comentário nesse artigo dizendo o que achou e também com sugestões para futuras postagens e videoaulas.

ATUALIZAÇÃO: A tecnologia AngularJS está sendo descontinuada em prol do Angular, e nós já temos um e-book para ajudar você nessa atualização. A boa notícia é que ele vai além do Angular, ensinando você como se tornar um desenvolvedor fullstack.

Clique na imagem abaixo para fazer o download:

E-book FullStack Angular e Spring

Trabalha na área de desde 1998, acompanhou a evolução do desenvolvimento web desde o início do HTML 4, onde o CSS e o JavaScript eram lendas.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Junte-se a mais de 100.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Você se Inscreveu com Sucesso!