Como utilizar o Thymeleaf em seus templates com Spring MVC

Postado por em   ●   8 comentários

Thymeleaf é um motor de templates que tem levantado uma questão interessante nos últimos tempos: Por que usar Thymeleaf? JSP não é bom?

Sim, o JSP é bom, mas vale muito a pena dar uma chance para o Thymeleaf, que é uma engine de templates com algumas vantagens importantes para nossos projetos e vem ganhando muita popularidade.

Esse é um motor diferente de outros que temos por aí e, inclusive, alguém que talvez goste dele é o seu programador front-end. Você já vai entender isso. :)

Fique comigo nessa videoaula gratuita para aprender sobre:

  • 3 vantagens do Thymeleaf
  • Como configurar ele dentro do Spring MVC
  • A exata diferença de um mesmo protótipo dinamizado com JSP e com Thymeleaf

Vamos lá?

O e-book que cito na aula é esse aqui:

FN013-CTA-Lead-Magnet--Img02

Abraço pra você e até uma próxima!

PS: Você pode baixar o código-fonte de exemplo em nosso GitHub: http://github.com/algaworks/videoaula-spring-thymeleaf-jsp

É graduado em Sistemas de Informação, trabalha como instrutor na AlgaWorks e está no mercado de programação Java há mais de 8 anos, principalmente no desenvolvimento de sistemas corporativos.

8 comentários sobre “Como utilizar o Thymeleaf em seus templates com Spring MVC

  1. Joabe -

    Olá Alexandre,

    Primeiro parabéns, bacana mesmo seus artigos… Mas gostaria de tirar uma dúvida, o fato de poder deixar as tags fixas na página com thymeleaf igual ao do arquivo que serve de base, seria apenas pra facilitar a visualização para o desenvolvedor front-end, por exemplo, estou certo? Em produção, depois que a página já estiver pronta, geralmente se remove estas tags? Não sei se conseguiu entender a pergunta.

    Obrigado!

    1. Alexandre Afonso Autor do post-

      Valeu Joabe!

      Sim, é para facilitar as manutenções do desenvolvedor front-end. Mas em produção não precisa remover. Até porque as manutenções continuam depois da aplicação ser colocada em produção. :)

      Abraço!

  2. Osmar Filho -

    Boa noite Alexandre,
    Parabéns pelo conteúdo abordado.
    A Algaworks tem alguma previsão de um curso do Thymeleaf?

  3. Joabe -

    Boa tarde Alexandre,

    Sei que você não falou de spring-boot neste artigo, mas gostaria de saber se possível, como faço pra saber a versão do thymeleaf que esta sendo usada pelo spring-boot quando configuro um projeto? Como posso consultar no repositório do maven, por exemplo?

    Valeu!

  4. Alexandre Afonso Autor do post-

    Beleza Joabe?

    Imaginando que você está no Eclipse, você pode abrir o pom.xml do seu projeto e depois clicar na aba “Effective POM”. Depois você pesquisa por “thymeleaf.version”. Veja: https://snag.gy/2uAGUl.jpg

    Abraço!

  5. Luis Gustavo -

    Boa noite Alexandre,

    Parabéns pelo trabalho que venho acompanhando com a algaworks.
    Queria ver com você se tem como fazer directivas com thymeleaf igual o angular. Se tiver como me da uma dica, infelizmente não achei.

Deixe um comentário